“Por uma noite, Murakami leva-nos com ele através de uma Tóquio sombria, onírica, hipnótica. Um deslumbrante romance perpassado de uma singular atmosférica poética, na fronteira entre a realidade e o universo fantasmagórico, onde cada pormenor, olhado retrospectivamente, faz sentido.
Num bar, Mari encontra-se mergulhada num livro, enquanto bebe o seu chá e fuma cigarro atrás de cigarro. Às tantas, entra em cena um músico que a reconhece. Ao mesmo tempo encerrada num quarto, Eri, a irmã de Mari, dorme com os punhos cerrados, sem saber que está a ser observada por alguém.
Em torno das duas irmãs desfilam personagens insólitas: uma prostituta chinesa vítima de agressão, a gerente de um hotel do amor, um técnico informático, uma empregada de limpeza em fuga.
Sucedem-se acontecimentos bizarros: um aparelho de televisão que, de um momento para o outro, começa bruscamente a funcionar, um espelho que conserva os reflexos.
Em Tóquio, durante as horas de uma noite, vai desenrolar-se um estranho drama…”


A minha opinião:

Um livro magnificamente estranho, com movimentos estranhos, com personagens estranhas nas suas acções, mas particularmente bem concebidos quer os personagens, o tempo e a interligação entre os mesmos. Pois prende-nos na busca de resposta que sabemos à partida não irão ser encontradas. Contudo, ler Haruki Murakami é isto mesmo, é não procurar respostas, é “viajar pela leitura sem rumo, sem intenção só para viver a aventura…” de um mundo que à partida não faz sentido, mas que nos faz reflectir.
A narrativa desenrola-se apenas e durante uma única noite, na cidade de Tóquio. Onde um relógio e uma “câmara” nos guiam no tempo e no espaço, ou mesmo em dois espaços distintos e no mesmo tempo real, levando-nos mais um vez ao fantástico, onde não encontramos respostas, onde as pontas soltas imperam como já esperávamos ou como eu já esperava.
Um livro que recomendo com algumas reservas, pois Murakami tem uma escrita particular e peculiar.

Classificação: 4/6 - Bom

14 comentários:

    Este autor chama-me a atenção, mas melhor será começar com Sputnik, Meu amor, visto que recomendas este com reservas. No entanto se gostar, certamente leio este também...

     

    Olá,

    já conheces a minha opinião sobre este livro. Murakami é mesmo um escritor ímpar!

     

    Gosto da maneira que vc escreve, Paula. Vc transmite bem sua impressão de leitura.
    Gosto de livros diferentes, não tenho medo de me arriscar!
    Dica anotada,
    bj

     
    On 22 agosto, 2009 Paula disse...

    Jacqueline,
    Li somente 3 livros de Haruki Murakami e a minha ordem de preferência é a seguinte: Kafka à beira Mar; Sputnick Meu Amor e Os Passageiros da Noite.

    Homem do Leme,
    Realmente, Murakami tem uma escrita muito própria.

    La Sorcière,
    Arrisca porque vais gostar :)

    Abraços às três!

     
    On 22 agosto, 2009 GONIO disse...

    Nunca li nada deste autor. Sinto uma espécie de receio, entre descobrir um novo autor e ele ser muito "estranho" para os meus gostos, uma vez que é japonês.
    Talvez um dia. Pelo menos já tenho um livro dele em casa, que veio uma vez com a Sábado: "Sputnik, meu amor".

     
    On 22 agosto, 2009 Paula disse...

    Gónio,
    Dos que já li do autor. Sputnik é o menos "estranho" :)
    Arrisque :)
    Cumprimentos.

     

    Nunca li este autor. Mas porque tenho um interesse especial por tudo quanto é esotérico, vou experimentar, e sentir até que ponto este escritor japonês me pode surpreender.

    Cumprimentos

     

    Pessoalmente, adoro a escrita de Haruki Murakami. É um dos meus escritores preferidos.

    Simplesmente viciante a sua escrita, o seu mundo imaginário, os finais em aberto que permitem-nos dar asas à nossa imaginação ... ;)

    Bjinhos

     

    tem selinho p vc lah no meu blog.....
    bjuu

     
    On 24 agosto, 2009 Paula disse...

    Poeta,
    Já que vai arriscar, experimente, Kafka à Beira Mar. Este foi o que gostei mais :)

    Butterfly:
    Quando começamos a ler Murakami, sabemos que muito vai ficar por explicar, muitos finais serão dados por nós :)

    ludmilla,
    Muito obrigado

    Abraços a todos

     
    On 24 agosto, 2009 Argos disse...

    Paula

    Desde já peço perdão pela minha opinião um pouco “nonsense”.
    Ao ler “Os Passageiros da Noite”, senti-me um bocadinho como se deve ter sentido a Alice ao cair pela toca do coelho!

    Mas quem foi a “culpada” de me pôr a ler Haruki Murakami?

    ;)

    Abraço

     
    On 25 agosto, 2009 Paula disse...

    Argos,
    Olá :)
    Quando comecei a ler o teu comentário não consegui evitar uma gargalhada (desculpa).
    Ler Murakami é isto mesmo. É sentirmo-nos em mundos estranhos, no meio de acontecimentos que nem sempre têm respostas e que por vezes não fazem sentido.
    Lembro-me que gostaste de "Sputnik meu Amor", confesso que tem menos "fantástico" e tem menos pontas soltas.

    Abraço

     
    On 08 novembro, 2009 Anónimo disse...

    Eu já li alguns livros do autor e acho que para iniciar o melhor é sem dúvida Kafka à Beira Mar, porque este escritor faz-nos crescer, faz-nos viajar pelo nosso mais interior e desconhecido 'eu'. Nada melhor para começar uma viagem tão profunda como um livro com um adolescente a tentar 'encontrar-se'.

     

    Anónimo,
    De todos os livros que já li de Murakami, confesso que o meu preferido é Kafka à Beira Mar...
    Contudo já ouvi falar muito do Pássaro de Corda (ainda não li) e A Sul da Fronteira (tb ainda não li) Tenho de os ler em breve. Pois já estão na estante à algum tempo.
    Um abraço e sê bem vindo ao blogue :)

     

Blogger Templates by Blog Forum