Uma prenda para oferecer a alguém muito especial: 
de todas as filhas, para todas as mães.


Este é o livro que todas as filhas vão querer dar às mães: Uma Filha Nunca Esquece Uma Mãe. A prenda que lhe podem dar no dia de aniversário, no dia da Mãe, mas também em todo e qualquer dia. É um livro íntimo, com 50 situações que qualquer filha já viveu com a sua mãe. É um livro de evocação sentimental, profunda e ternamente nostálgico. Bonito e discreto como o amor que junta mãe e filha. Começa assim:
«Mãe, quero oferecer-te este livro: parecendo o retrato de todas as mães, é o espelho de ti, dos estremecidos cuidados que me dedicaste, dessa onda de amor com que cercaste a minha infância, a minha adolescência, todo o meu crescimento até ser, como tu, uma mulher.
Olho para cada uma das fotos deste livro, leio cada uma das páginas e vejo--te, a ti, ao teu rosto, aos teus gestos, à tua coragem. És tu em cada imagem e em cada palavra. Vejo-te debruçada sobre o meu berço, vejo-te a levares-me de mão dada à escola, vejo-te a empurrares-me no balouço do jardim.
E sabes, mãe. Sinto-te em cada página. Sinto que vens de mansinho, para não me acordares, esticar o lençol na minha cama dos seis anos, a cama de todos os meus sonhos. Sinto o teu braço a deslizar pelo meu ombro, a aconchegar-me, no dia em que, pela primeira vez, tive um mal de amor. Sinto e ouço o teu riso solto, a tua alegria cristalina, dos dias em que, «por ser uma linda menina», te fiz feliz.
Mãe, se és tu que estás neste livro, deixa--me dizer-te que tudo o que está neste livro também sou eu. Foi assim, de uma alegria genuína, ou com gravidade e tristeza nos momentos menos bons, que eu te vi, e foram estas as palavras que então te quis dizer. Estas são, mãe, as minhas palavras.»

Às palavras juntam-se 50 fotografias num tom sépia, iguais às fotografias de um velho álbum de família. Disponível em todas as livrarias e locais de venda habituais a 16 de Janeiro.


0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum